Episode Description
Após conquistar o circuito de festivais e acumular prêmios no Brasil e no exterior, o documentário Neirud, de Fernanda Faya, chega às salas de cinema no dia 14 de agosto, com distribuição nacional da Descoloniza Filmes e produção de Faya, Michael Wahrmann, Rica Saito e Julia Alves. A data escolhida para o lançamento coincide com o mês da Visibilidade Lésbica, reforçando, segundo os responsáveis, o “caráter político, afetivo e representativo da obra”.
Neirud – premiado como Melhor Filme e Montagem no Olhar de Cinema 2023 – parte de uma investigação pessoal da diretora sobre uma figura quase mítica de sua infância: uma tia negra criada em sua família circense, cuja origem era envolta em silêncios. Ao descobrir mais sobre a trajetória dessa mulher, a cineasta reconstrói uma narrativa de fuga, acolhimento, afeto e resistência.
Neirud revela a história de uma criança preta que escapou de um lar abusivo nos anos 1930, encontrou abrigo no circo e tornou-se uma lutadora em uma trupe feminina argentina. Viveu também uma relação amorosa duradoura com outra artista, atravessando décadas em espaços periféricos do Brasil.
Nesse episódio, Robledo Milani e a diretora da obra, Fernanda Faya, falam sobre Neirud. Dê o play e divirta-se!