Episode Description
O episódio #94 está no ar!
Sabemos que o futebol está intimamente ligado ao cotidiano latino americano, tendo se tornado um traço identitário. Desde cedo, o esporte faz parte da vida de diferentes setores sociais e mesmo quem não tem um time do coração não escapa, vez ou outra, de se ver em meio a torcedores de clubes, ou de seu país durante a Copa do Mundo.
Traçar uma história comum do futebol na América Latina é um caminho difícil, visto que o desenvolvimento do esporte possui aspectos particulares em diferentes países e regiões. No Cone-Sul, o futebol foi introduzido no final do século XIX, auge do imperialismo inglês, por funcionários de empresas britânicas que trabalhavam na região. As ferrovias, dominadas pelo capital inglês, tiveram papel preponderante nesse processo. De um lazer tido como benéfico, difundido para educar a mente e corpo dos trabalhadores urbanos, o futebol tornou-se um importante negócio e objeto de interesse político. Em paralelo, as comunidades em torno dos clubes logo colaboraram para a construção de fortes laços identitários e organizações de torcidas. Os vínculos econômicos, políticos e a eclosão de episódios de violência, passaram a marcar o noticiário em torno do esporte.
A ascensão do futebol como fenômeno de massas ocorreu em um período marcado por intensos debates sobre as identidades nacionais e regionais. Assim, não demorou para que as discussões em torno do esporte passassem a associar estilos de jogo a características consideradas típicas de cada nação. A imprensa escrita e radiofônica assumiu então um papel central, repercutindo e pautando temas que atravessam as diversas dimensões do futebol, que iam muito além do que se passava sobre os gramados: dos debates sobre a nacionalidade, às discussões sobre a profissionalização, dos debates raciais aos de gênero, entre muitos outros. Assim, o futebol não deixa de ser uma das possíveis portas para o estudo de diferentes fenômenos sociais e históricos, além dele mesmo ter se constituído em um espaço particular de discussões, com sua linguagem própria e temas específicos.
O que explica a popularização do futebol na América Latina? Qual a rela��ão entre a fundação dos clubes de futebol e a industrialização? Como podemos entender a difusão desigual do futebol na América Latina? Quais fatores explicam o protagonismo dos países do Rio da Prata no início do século XX? Como o futebol se relacionou com o nacionalismo e a construção de identidades coletivas? Para respondermos essas e outras perguntas, convidamos Matias Pinto, historiador, jornalista e um dos criadores do podcast de política internacional Xadrez Verbal.
Imagem do episódio: Ángel Zárraga - Dimanche | https://cutt.ly/0r0X9hDN |
Hora Americana, seu podcast quinzenal de história das Américas. Acompanhe nossas redes sociais: @HoraAmericana