Navigated to “Os líderes europeus estão num molho de brócolos. Não se pode responder ao ‘fuck you Europe’ com um ‘fuck you too’”

“Os líderes europeus estão num molho de brócolos. Não se pode responder ao ‘fuck you Europe’ com um ‘fuck you too’”

December 13
40 mins

View Transcript

Episode Description

João Maria Jonet sublinhou a radicalização da autoria da nova Estratégia Nacional de Segurança, ressalvando que parece que quem escreveu o texto não falou com Donald Trump: “Isto é um exercício retórico da classe de assessores hiper-radicalizada do Partido Republicano”, acrescentando que “este documento é escrito por pessoas muito mais radicais do que o próprio Trump”.

Rui Tavares trouxe uma leitura incisiva sobre a mensagem implícita na estratégia: “A tradução para America First é Fuck You Europe”, afirmou, explicando que o objetivo é enfraquecer a União Europeia e favorecer governos nacionais frágeis: “O que a Europa deve ter é governos nacionais fracos dominados por partidos financiados por Putin”. Para o comentador, este documento é um aviso claro: “A grande vantagem desta Estratégia Nacional de Segurança é como aquele momento nos filmes em que o vilão diz exatamente o que vai fazer”.

Ana Cavalieri destacou as críticas americanas à Europa, apontando três fragilidades: demografia, defesa e economia. “A Europa é mais um fardo do que propriamente um parceiro”, resumiu, alertando para o risco de perda de competitividade e coesão social. A discussão terminou com um consenso inquietante: “Neste momento, nem os interesses, nem os valores são comuns entre EUA e Europa”, concluiu Rui Tavares, deixando no ar a pergunta sobre o futuro da aliança transatlântica.

O programa foi exibido na SIC Notícias a 13 de dezembro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

See all episodes

Never lose your place, on any device

Create a free account to sync, back up, and get personal recommendations.